Governo de Hong Kong censura emissora pública por levantar questões sobre o status de membro da OMS em Taiwan · Global Voices

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Captura de tela do Pulse via canal do RTHK no Youtube.

O Departamento de Comércio e Desenvolvimento Econômico do governo de Hong Kong divulgou um comunicado em 2 de abril de 2020 acusando a emissora pública da cidade, a Radio Television Hong Kong (RTHK) de violar a política “Uma China”.

A declaração, assinada pelo ministro da Mesa, Edward Yau, apontou o dedo para o programa de notícias da RTHK, “The Pulse”, no qual a jornalista Yvonne Tong pressionou o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) Bruce Aylward a comentar a resposta de Taiwan ao surto de COVID-19 , bem como seu status de membro da OMS.

Taiwan costumava participar das reuniões da OMS como membro não oficial até 2013, quando Pequim usou sua pressão diplomática para marginalizar o país. Depois que Tsai Ing-wen, do Partido Progressista Democrático da independência de Taiwan, venceu a eleição presidencial, o presidente chinês Xi Jinping decidiu aplicar uma política de isolamento total.

O embaraço da OMS se tornou viral

O episódio em questão, que foi ao ar em 28 de março, analisou contramedidas globais contra a pandemia. Quando perguntaram a Aylward, durante seu segmento de entrevistas, se a OMS reconsideraria o status de membro de Taiwan, Aylward disse que não podia ouvir a pergunta e encerrou abruptamente a ligação. O jornalista ligou de volta e pediu sua perspectiva sobre o desempenho de Taiwan no controle da disseminação do COVID-19, mas Aylward disse que já havia dado sua opinião sobre a China e encerrado a entrevista.

Embora Taiwan tenha alertado a OMS sobre o potencial de transmissão humano a humano no final de dezembro de 2019, graças à política de isolamento, ela foi excluída de uma reunião de emergência em 22 de janeiro para tratar do surto de coronavírus. No entanto, Taiwan superou muitos outros países ao bloquear a disseminação do COVID-19.

Leia Também  Salas de aula flutuantes levam educação às comunidades inundadas em Bangladesh · Global Voices

Nesse contexto, a recusa de Aylward em responder à pergunta foi interpretada como evidência da posição política pró-China da OMS. O videoclipe se tornou viral nas mídias sociais, com muitos acusando a OMS de conspirar com a China em subestimar a gravidade da pandemia:

Pequim ficou indignada com o incidente. No dia seguinte, o site da China Central Television (CCTV) publicou comentários acusando a repórter de sua “má intenção”.

Atire no mensageiro

O governo de Hong Kong ecoou a posição de Pequim, acusando “The Pulse” de violar a política “Uma China” e “os propósitos e missão da RTHK como uma empresa de radiodifusão de serviço público, conforme especificado na Carta”.

O porta-voz da RTHK repreendeu as críticas do governo ao enfatizar que o episódio tratava de respostas globais à pandemia e que o segmento em Taiwan era simplesmente parte do programa. Também apontou que o jornalista se referiu a Taiwan não como um “país”, mas um “lugar” e, portanto, não violou o princípio “Um país, dois sistemas” ou a Carta RTHK.

O Sindicato dos Funcionários do Programa da emissora pública classificou a declaração do governo como uma medida para atirar no mensageiro e instou o público a defender a autonomia de sua redação.

Um membro do painel consultivo do programa da RTHK, Fermi Wong, acreditava que a declaração do governo veio como resultado da pressão de Pequim:

Quando você olha para a entrevista feita pelo repórter do Pulse, trata-se da questão do coronavírus, da saúde. Eu realmente não entendo por que, quando um repórter está perguntando algo relacionado à saúde, ele ou ela deve se lembrar de que há ‘Um país, dois sistemas’ … de acordo com o governo ou a China. Acredito que a declaração do governo possa vir após algum tipo de pressão do Ministério das Relações Exteriores ou do Partido Comunista Chinês, não sei. Mas acho que a afirmação é a maior bobagem.

Em 2004, depois que Pequim não aprovou um conjunto de leis de segurança nacional, de acordo com o Artigo 23 da Lei Básica, começou a aumentar seu controle sobre os meios de comunicação de Hong Kong. Desde então, o RTHK está sob pressão política por não se alinhar à política do governo. Nos últimos anos, vários programas populares de relações públicas da emissora – incluindo seu comentário satírico “Headliner” e seu fórum público semanal “City Forum” – receberam tremenda pressão para se autocensurar.

Pressão direta da força policial de Hong Kong

A mais recente onda de pressão surgiu em agosto de 2019. No contexto de meses de protestos contra a extradição contra a China, os jornalistas do RTHK investigaram o fracasso da Força Policial de Hong Kong em proteger os cidadãos de um ataque da multidão em 21 de julho em Yuen Long. Em agosto, manifestantes pró-Pequim realizaram vários protestos fora da sede da RTHK, acusando a emissora pública de “preconceito”.

O comissário de polícia Chris Tang também apresentou uma queixa à Autoridade de Comunicações contra o programa “Headliner” da RTHK, acusando-o de prejudicar o trabalho da polícia e corroer a lei e a ordem.

Em março de 2020, após uma solicitação feita pela emissora comercial de TV aberta mais dominante da cidade, a TVB, a Autoridade das Comunicações tentou reduzir a influência da RTHK levantando o requisito de licença da TVB, que anteriormente exigia uma veiculação semanal obrigatória de 3,5 horas de programas RTHK .

Enquanto isso, o presidente do conselho de administração da RTHK, Eugene Chan, propôs a criação de um grupo de trabalho de três membros para analisar reclamações sobre os programas da RTHK – uma ação que o Sindicato dos Funcionários do Programa da emissora bateu como interferência direta nas operações diárias da estação.

A agenda de Pequim para transformar a emissora pública em um porta-voz se refletiu no slogan “RTHK deve representar a voz do governo”, conforme apresentado pelos manifestantes pró-Pequim fora da sede da RTHK. Agora, a pressão vinda do governo de Hong Kong está aumentando.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br